top of page

Avaliação experimental de um absorvedor dinâmico de vibração passivo empregando corrente parasita

TCC do aluno Renato F. da Rocha sob orientação do Prof. Dr. Marco Túlio S. Alves


Segundo Balachandran e Magrab, absorvedores dinâmicos de vibração, ou simplesmente ADV, são usados em várias aplicações, que incluem linhas aéreas de transmissão, veículos automotores, aeronaves e máquinas rotativas. Essencialmente, os ADVs são dispositivos constituídos por uma sistema massa-mola (que pode ou não ser amortecido) acoplados a um sistema primário (que é aquele que se deseja atenuar a vibração). O projeto do ADV consiste na determinação dos parâmetros de massa, rigidez e amortecimento de tal sorte que ele seja sintonizado a uma condição de operação de referência. Assim, o ADV experimentará uma "vibração de sacrifício" em benefício da do sistema primário, que não experimentará uma vibração relevante.


"Mas como aliar o comportamento dinâmico de um sistema com ADV típico com a ação da corrente parasita?".

Sim, além do ADV clássico será introduzido amortecimento no sistema (dissipação de energia vibratória) a partir do emprego de duas leis, a saber: a Lei de Faraday - que postula que um campo magnético variável induz o aparecimento de correntes parasitas - e a Lei de Lenz - que postula que as correntes parasitas são capazes de induzir um campo magnético que se opõe àquele que o gerou. Assim, a repulsão resultante fará com que uma "frenagem" occora no sistema.


Especificamente para este trabalho de pesquisa, será investigada a ação das correntes parasitas na introdução de amortecimento no absorvedor dinâmico com vistas à melhoria do desempenho deste. Para viabilizar as correntes parasitas o ADV contará com um campo magnético a partir de ímãs permanentes, que não demandam energia externa, fazendo com que o controle resultante seja na modalidade passiva. Será, portanto, projetado e construído um aparato experimental para que seja investigado o comportamento dinâmico do sistema, especialmente no que tange à identificação das propriedades de amortecimento devido à ação da corrente parasita.


Avaliação experimental do ADV proposto

82 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page